Duo Lundú – Voz e Guitarra Romântica, com Daniela Tomaz

No séc. XIX, com a ascensão da burguesia e a sua importância e influência no mundo das artes, a canção de câmara tornou-se popular nos salões particulares europeus, é neste contexto, que surge no panorama musical português, um novo género de canção que rapidamente ganhou popularidade. As Modinhas tornaram-se na canção de salão por excelência em Portugal, assim como o Lundum, um estilo de canção que derivou de uma dança afro-brasileira. A evolução destas canções deu-se numa constante viagem entre Portugal e Brasil e resultou numa sonoridade em que a fusão de estilos cativou em larga escala os ouvidos das cortes em Portugal e no Brasil, assim como nos salões da alta burguesia. De temática amorosa, o fraseado exageradamente romântico e lânguido, vinha acompanhado de um ritmo sincopado, ornamentando-o de uma sonoridade exótica. Acompanhadas ao cravo ou à guitarra, julga-se que este género de canção esteve na origem do Fado. A Modinha teve também a sua evolução que passou por incorporar, uma sonoridade típica da ópera italiana, em voga na época. A popularidade deste estilo de canção foi reconhecida, apreciada e depois confirmada em diversas crónicas de ilustres estrangeiros em viagem por Portugal. Este recital permitiu ao público conhecer uma parte importante do espólio da música erudita portuguesa do séc. XIX, com a interpretação de algumas das modinhas e compositores mais emblemáticos, acompanhadas pelo som de uma guitarra romântica de 1800 e pela convidada do grupo Daniela Tomaz que tocou flauta e percussão.