O Neolítico na região da Quinta das Alagoas

Quinta das Alagoas - History_Page_03_Image_0001A Quinta das Alagoas está situada na região onde se encontram os mais antigos locais conhecidos do Neolítico em Portugal (VI milénio AC), como o povoado de Cabranosa e o menir de Padrão.

Os locais do Neolítico Antigo na Península Ibérica situam-se ao longo da periferia costeira ou junto a cursos de água que dão acesso a estuários importantes. A norte do rio Mondego, situado a meio caminho entre o noroeste e o sudoeste da fachada atlântica da Península Ibérica, não existem locais Neolíticos anteriores a 4700AC. Os locais Neolíticos mais antigos em Portugal situam-se na costa sudoeste algarvia, pouco depois do estabelecimento das primeiras economias Neolíticas na costa leste da Península.Neolitico

O “pacote cultural” Neolítico (agricultura, pastorícia e cerâmica) ter-se-á difundido para esta região através de grupos de colonos navegando ao longo do Mediterrâneo a partir da atual zona da Itália e dos Balcãs.

A cerâmica cardial, típica desta cultura, é decorada com as impressões deixadas por conchas de berbigão.

A semelhança genética entre as populações mesolíticas e neolíticas desta zona com as modernas populações bascas e galegas, bem como a ausência do grupo mitocondrial típico das populações neolíticas do Próximo Oriente, indica que o povoamento desta região terá sido feito através de grupos com a mesma origem genética dos povos de origem ibérica que repovoaram a Europa atlântica no período pós-glacial.

Nos concelhos de Lagos e Vila do Bispo encontram-se ainda hoje mais de 250 menires, muitos deles decorados, restos do passado numa região de onde a cultura Megalítica poderá ter sido difundida para a fachada atlântica da Europa central.

MenirPadraoPróximo de Vila do Bispo são dignos de nota os menires do Padrão, na estrada Raposeira-Ingrina, levantado sobre a coroa original de esteios que o mantinham erigido e junto ao qual foi recolhido material que permitiu uma das datações mais antigas do Neolítico em Portugal, o menir de Aspradantas, visível a Sul a partir da ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e o único originalmente ereto no concelho de Vila do Bispo, uma pequena sepultura megalítica próximo da Pedra Escorregadia, na colina a NO da zona dos Amantes onde se localizaria um cromeleque.