- Views1194
- Likes0
A Quinta das Alagoas teve o prazer de organizar, na altura em que se celebraram “As Maias” na nossa região, mais um Concerto de Jazz na Quinta.
As Maias são uma tradição que celebra a Primavera, ao mesmo tempo esconjura os maus espíritos e cruza tradições romanas e célticas. Por altura do 1º de Maio era costume em quase todas as casas encher-se um grande boneco de trapos com palha de centeio e farelos, que depois se vestia com roupas velhas, se enfeitava com flores do campo e se arrumava em sítios de passagem com versos populares, dizeres satíricos e gracejos sociais. A par dos bonecos havia o hábito de se colocarem ramos e coroas de giestas amarelas às portas, nas janelas e nas varandas, para “não deixar o Maio entrar”.
Ao Hugo Alves, por quem temos uma grande admiração, e ao João Frade, por quem temos uma grande espectativa, agradecemos a disponibilidade e à Orquestra de Jazz do Algarve a colaboração para a organização deste evento do projeto Morphosis. O projecto Morphosis dá asas à improvisação sobre temas escritos a pensar nas potencialidades do trompete e do acordeão. O autor do projecto, Hugo Alves, convidou João Frade para um dueto em que exploraram temas originais e que começou por Standards Norte Americanos.