Concelho de Vila do Bispo

Se gosta de praias mais selvagens e mais desertas, aceite a nossa sugestão para 24 praias no concelho de Vila do Bispo.

PraiasVilaBispo

Partindo da Quinta das Alagoas uma apetitosa seleção de praias espera por si no concelho de Vila do Bispo. Caso o seu interesse seja a prática de surf ou bodyboard as praias do Zavial, Tonel, Beliche, Ponta Ruiva ou Cordoama oferecem em geral as melhores condições.

Comece pela praia do Burgau, depois siga pela rua Agrícola até ao desvio para a praia de Cabanas Velhas (onde se aconselha calçado aquático), com a sua bateria a oriente. Continue a estrada e visite o forte de Almádena com a sua magnífica vista.

Passe pela praia da Boca do Rio, tendo a ocidente as ruinas de um centro pesqueiro romano que incluía tanques de salga e um porto de mar, de onde foram retirados os mosaicos atualmente exibidos no museu da igreja de Santo António em Lagos.

 

O tsunami resultante do terramoto de 1 de Novembro de 1755 colocou à vista as ruínas desta povoação. Ocupada desde meados do século I, ali se produziram preparados de peixe, como o garum. Um forno romano é ainda bem visível na encosta.

Saindo da praia da Boca do Rio siga pela esquerda para a praia da Salema, com as suas pegadas de dinossauro descritas na secção dos Percursos.

PraiadaSalema
Praia da Salema

Atravesse esta povoação piscatória e continue pela estrada municipal em direção
à Figueira. O acesso à praia da Figueira obriga a uma pequena caminhada através de um pequeno vale muito bonito (Agradecemos à nossa amiga Veronika Kristofcsak as belas fotografias!)

A partir da povoação da Figueira encontra a indicação para a praia das Furnas.

Praia das Furnas
Praia das Furnas

Siga para a nacional 125 até chegar à povoação da Raposeira e corte à direita para a praia
do Zavial.

Praia do Zavial
Praia do Zavial

Continue para a pequena mas bonita baía da Ingrina.

Pode ainda tentar a praia do Barranco,

Praia do Barranco
Praia do Barranco

ou voltar à nacional 125, passando pelo menir do padrão, à sua esquerda, e por vários menires derrubados à sua direita.

 Se seguir para Sagres tem à sua escolha a praia do Martinhal, onde funcionava um centro oleiro romano que produzia ânforas para o transporte de garum e outros preparados de peixe.

Junto ao centro de Sagres encontra a boa e protegida do vento praia da Mareta, a praia do Tonel e, seguindo na direção do cabo de S. Vicente, a praia de Beliche, se a escadaria não o assustar. As magníficas vistas para o promontório de Sagres e o cabo de S. Vicente acompanham-no neste trajeto.

A praia do Telheiro, próximo de um extraordinário geo-monumento, está acessível por estrada de terra batida. Cerca de 800 metros depois da praia de Beliche e antes de chegar ao cabo de S. Vicente, vire à direita, numa estrada alcatroada estreita, até chegar a um monte abandonado. Vire à esquerda e siga sempre em frente (a estrada que vai encontrar a 200 metros à sua direita segue na direção da praia da Ponta Ruiva), terá de percorrer 1 km em terra batida, seguido de um trilho pedonal. O geo-monumento situa-se a norte da praia.

A partir de Vila do Bispo siga pela rua Ribeira do Poço, próximo da Câmara Municipal, em direção à praia do Castelejo, com as suas formações rochosas e de onde pode passar a pé para a praia da Cordoama. Também pode levar o carro diretamente até esta belíssima praia, virando à direita no cruzamento antes da praia do Castelejo. Antes de voltar a este cruzamento corte à direita e suba ao cimo do monte de onde poderá ver um belíssimo pôr-do-sol.

A praia da Barriga pode ser alcançada seguindo para norte depois da praia da Cordoama e, ainda mais para norte, a belíssima praia da Murração, a última do concelho de Vila do Bispo.

Praia da Barriga
Praia da Barriga

Caso continue a não se assustar com estradas de terra batida faça uma visita à praia da Ponta Ruiva. Esta praia é acessível a partir de Vila do Bispo, seguindo em frente em vez de virar para a estrada que leva ao Castelejo e à Cordoama. Siga a estrada alcatroada, sempre pela esquerda, até chegar a uma estrada de terra batida, aqui volte à esquerda e siga até uma bifurcação com uma indicação da Torre de Aspa para a direita, a Ponta Ruiva fica para a esquerda. Outro trajeto possível é a partir de Sagres, tomando a direção do cabo de S. Vicente e saindo na direção da torre de Aspa.

Ponta-Ruiva1
Praia da Ponta Ruiva

Vale a pena a visita ao miradouro da Torre de Aspa para um magnífico panorama sobre as praias do Castelejo e da Cordoama a norte e sobre as falésias da costa vincentina, a sul. Deste miradouro disfruta um fabuloso por do sol.

Torre-Aspa1
Praias do Castelejo e Cordoama, vistas do Miradouro da Torre de Aspa

De regresso à Quinta das Alagoas vindo de Vila do Bispo não deixe de visitar as igrejas de Vila do Bispo, Raposeira e, especialmente, a ermida de Nossa Senhora de Guadalupe.

Caso o seu apetite pelas praias da Costa Vicentina tenha ficado aguçado, aconselhamos que volte a Vila do Bispo e siga na direção da Carrapateira. Depois das praias de Mourantos e Mirouço não perca as praias do Amado, da Bordeira, de Vale Figueiras e da Arrifana.